Resenhas

Resenha #1- Pó de Lua- Clarice Freire

Essa semana  ganhei de presente do meu irmão um livro pelo qual estava carinhosamente interessada chamado Pó de Lua da encantadora Clarice Freire.
Pó de lua é um livro de poesias, mas não é um livro de poesias qualquer. Pó de lua é, a cada poema lido, um transporte para um mundo mágico onde os problemas, as dores e todos os nossos sentimentos ruins existem, mas não tem a dimensão que geralmente damos. É como se ríssemos deles.
O livro fala de sentimentos também quando valoriza o simples, aquilo que ninguém mais vê como belo ou enaltece, pois já não encontra olhares  e já se tornou banal. Seus poemas valorizam o comum dando a eles o caráter sublime que a sutileza das coisas simples possui.
Essa proposta de “diminuir a gravidade das coisas” é a coluna central do livro e devo admitir que as poesias cumprem magnificamente essa proposta.
Os poemas e seus desenhos singelos como se saídos de um moleskine  fazem de Pó de Lua um livro para não ser lido ou ser visto, mas ser sentido com o coração. É ser tirada pra dançar com as brincadeiras que Clarice faz com as palavras e se descobrir em uma noite de verão dançando sob a luz da lua cheia.
Cabe ressaltar a qualidade da diagramação, a riqueza na utilização das páginas duplas e a estruturação  do livro  tendo como base as 4 fases da lua. Apesar das poesias serem independentes entre si essa organização do livro permitiu que elas dialogassem mostrando claramente a luz que cada lua deixaria passar para iluminar as nossas caminhadas diárias. 
Nesse sentido, o livro nos apresenta a lua minguante iluminando nossas saudades e nostalgias, a lua  nova iluminando nossos medos e angústias, a lua crescente iluminando nossas incertezas e, por fim, aquela que não deixa a escuridão e a tristeza apagar nossa felicidade e alegria a belíssima lua cheia.
Essa construção imagética dos textos tem encantado leitores de todas as faixas etárias  fazendo da  autora um dos maiores fenômenos  das produções literárias online. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário